sábado, 19 de janeiro de 2013
Dieta para acabar com a celulite
O verão está chegando e é hora de afastar o aspecto casca de laranja. Confira um cardápio que, combinado com treinos e outros tratamentos, vai te deixar livre da celulite
Reportagem: Lela Malzone
Evite alimentos muito salgados e gordurosos, que pioram
o aspecto da celulite
Foto: Danilo Borges
|
A dieta ainda é melhor forma de combater a celulite. Basta exagerar um pouco nos alimentos salgados e gordurosos para a celuliteaparecer mais forte do que nunca. Coincidência?Nenhuma! “A gordura extra inflama o tecido e retém líquido. O ideal é consumir alimentos termogênicos ediuréticos para aumentar aqueima de calorias e eliminar as toxinas acumuladas no organismo”, explica Paula Castilho, nutricionista da Sabor Integral Consultoria em Nutrição (SP). Confira a seguir o cardápio de sete diasque a expert elaborou para suavizar a textura do corpo. O menu pode ser seguido poraté 30 dias, desde que comexercícios leves.
Dieta para o verão: perca 6 quilos em duas semanas
O verão está chegando e você anda de olho naquele vestido justíssimo? A boa notícia é que ele pode muito bem ser seu! Entre agora em um programa de reeducação alimentar pra valer que seca nada menos do que 6 quilos em duas semanas!
Reportagem: Rita Trevisan e Thaís Macena
Comece uma dieta superfresquinha, nutritiva e turbinada para
garantir uma temporada arrasadora de sol e mar
Foto: Danilo Borges
|
Ainda dá tempo de mudar de vez o seu corpo, pulando do manequim G para o P, e garantir uma temporada arrasadora de sol e mar. O segredo é começar já uma dieta superfresquinha, nutritiva e turbinada, com sucos desintoxicantes, facílima de fazer e que ainda ajuda a espantar o calorão. “Este programa alimentar promove a eliminação das toxinas, favorece o trânsito intestinal e combate o inchaço. Outro trunfo é a quantidade de fibras que contém, vinda da combinação de verduras, frutas, sucos, shakes e saladas pra lá de incrementadas. O resultado é uma sensação de saciedade prolongada e zero compulsão”, explica Vanessa Portella, nutricionista (RJ), que elaborou o cardápio. O menu dá direito a macarronada, hambúrguere até berinjela recheada... Tudo isso sem ultrapassar as 1.200 calorias diárias! É testar para aprovar!
Dieta antiestresse: controle a ansiedade e perca 5kg em um mês
Com uma dieta balanceada e alimentos escolhidos a dedo é possível driblar o nervosismo e a irritabilidade e ainda afinar a cinturinha em um vapt-vupt, sem sofrimento. Aposte!
Reportagem: Rita Trevisan
A dieta antiestresse evita compulsão, controla ansiedade e
afina 5 kg Foto: Shutterstock |
Pressão no trabalho e contratempos na vida pessoal tiram qualquer uma do sério e fazem a tensão ir às alturas. Aí, para aliviar tantas sensações desagradáveis, alguns maus hábitos se instalam. “Oestresse causa desordens hormonais e interfere nos mecanismos de fome e saciedade. Por isso, nessas situações, é comum que você coma mais do que onecessário”, explica Mariana Ribeiro, nutricionista (RJ). Os nervos à flor da peleprovocam uma descarga deadrenalina, noradrenalina e cortisol no sangue, hormônios que deixam o corpo em estado de alerta. “Para se manter assim, o organismo pede mais energia, ou seja, comida”, afirma Janete Neves, nutricionista da Clínica Esportiva (SP). Além disso, estudos mostram que alterações nos níveis decortisol interferem na produção de leptina, hormônio da saciedade. Para piorar o quadro, a estressadanão se satisfaz com refeições balanceadas: ela quer doces e massas. E não por acaso. “Essas opções proporcionam uma sensação de prazer e bem-estar que é sedativa e calmante”, explica Camila Borduqui, nutricionista da Clínica Dr. Alan Landecker (SP). Mas o alívio provocado pelo açúcar e pela gordura é passageiro. “Logo depois de abocanhar aquela delícia, os níveis dessas substâncias se estabilizam e a vontade de atacar a geladeira reaparece”, alerta Thais Pillotto Duarte, nutricionista (SP).
Contra-ataque
Os efeitos nocivos do estresse não se restringem apenas ao desentendimento com a balança. Quando a ansiedade é crônica, o corpo todo padece. Para manter-se em estado de alerta, o organismo consome boa parte do nosso pique, retirando energia até dos músculos. Aí, até a flacidez aumenta. Com o tempo, o desgaste crônico torna a mente e o corpo mais suscetíveis a problemas de saúde. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), pelo menos sete entre as dez principais doenças modernas estão associadas ao nervosismo. Para se ter uma ideia, crises de asma, reações alérgicas, acne, gastrite, depressão e síndrome do intestino irritável são apenas alguns dos exemplos que podem ilustrar o dia a dia de quem sofre com o estresse. “Não podemos descartar o risco de desenvolver insônia e compulsões”, comenta Paula Fernandes Castilho, nutricionista e diretora da Sabor Integral Consultoria em Nutrição (SP).
Felizmente, existem estratégias que podem ajudá-la a passar bem longe dessas complicações. Uma delas é contar com umcardápio balanceado, rico em substâncias que regulam os níveis de serotonina no cérebro, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar. “Aumente o consumo de triptofano, aminoácido fundamental para a produção desse benfeitor”, sugere Camila Borduqui, nutricionista que desenvolveu, para você, leitora, umcardápio especial com propriedades antiestresse e que conta com apenas 1.300 calorias diárias. “Inclua alimentos fontes de ômega-3, vitamina B6 e minerais na dieta, que modulam a ação da serotonina no organismo”, complementa a especialista. O menu possibilita a perda de 5 quilos em um mês sem que você tenha de passar fome e dá aquelaacalmada nos nervos. Então, aproveite!
Veja quais alimentos aliviam a ansiedade e aumentam a irritabilidade
Conheça os heróis e vilões que combatem o nervosismo e pioram o estresse
Reportagem: Rita Trevisan
A maçã ajuda a repor os antioxidantes que perdemos em
situações de estresse
Foto: Danilo Borges |
Alguns itens à mesa ajudam aaliviar a ansiedade e a tensãoenquanto outros aumentam a irritabilidade. Faça a escolha certa!
Sinal verde
- Leite, castanhas, amendoim, banana, batata e feijões aumentam a produção de serotonina por serem ricos em triptofano;
- As oleaginosas são fonte deselênio, nutriente essencial no combate ao estresse;
- Capriche no consumo defrutas vermelhas, azeite e ovos para repor osantioxidantes que perdemos em situações de estresse;
- Alface, chá de camomila e maracujá possuem substâncias com efeito calmante;
- A versão integral de pães e arroz libera energia de forma gradual na corrente sanguínea e confere maissaciedade. Esses alimentos são ricos em vitaminas do complexo B, fundamentais para garantir a saúde do sistema nervoso;
- O salmão, o arenque, o atum e a linhaça oferecem uma boa quantidade de ômega-3 e magnésio, nutrientes envolvidos na regulação dos níveis de serotonina.
Sinal vermelho
- Carboidratos refinados, provenientes de pães, massas, doces e bolos, aumentam rapidamente o nível de açúcar no sangue. Essas alterações propiciam um prazer imediatoseguida de um efeito depressivo;
- Café, chá-mate e outras bebidas ricas em cafeína agravam o nervosismo e a ansiedade;- Gorduras saturadas, vindas de hambúrgueres, queijos e manteiga, inflamam o organismo e desregulam o humor;
- O álcool também leva a um estado de euforia, que logo em seguida é substituído por tristeza. Se você já está com o humor instável, vale a pena evitar.
Alimentos e hábitos adequados ajudam a controlar a gastrite
Conheça os heróis e vilões que ajudam e atrapalham o combate contra a gastrite
Reportagem: Monique Zagari Garcia
Bolachas de água e sal estão liberadas na dieta de quem sofre com os sintomas da gastrite
Foto: Danilo Tanaka |
Sensação de azia, queimação, dores, náuseas e vômitos são alguns dos principais sintomas da gastrite, caracterizada pela inflamação da mucosa do estômago, geralmente desencadeada pelo estresse, hábitos alimentares errados e ainda pela presença da bactéria Helicobacter Pylori que, se não tratada, pode predispor ao câncer gástrico. A doença você já conhece, mas talvez você não saiba que existem alimentos e hábitos que ajudam a amenizar (ou piorar!) seus sintomas. “A ingestão de certos alimentos piora os sintomas de quem sofre com a gastrite e, por isso, adotar uma dieta específica ou trocar alguns alimentos por outros, ajuda a aliviar os incômodos sintomas, além de aumentar e melhorar a qualidade de vida”, reforça o médico endoscopista do HC-FMUSP Sérgio Barrichello, da Clínica Healthme Gerenciamento de Perda de Peso (SP).
A Corpo a Corpo vai te ajudar nessa missão! Listamos diversos hábitos e alimentos que estão liberados e proibidos para quem tem gastrite. Anote!
Alimentos do bem
Aqui vão os itens recomendados por Cylmara Gargalak Azis, gastropediatra do Hospital e Maternidade São Luiz (SP):
- Chás claros (erva-doce, cidreira, camomila);
- Iogurte, queijo branco, frescal ou ricota;
- Margarina e geleia;
- Pães simples, torradas, biscoitos feitos com pouca gordura;
- Bolachas de leite, maisena, água e sal;
- Carnes magras, aves sem pele, peixes, ovos cozidos;
- Verduras cozidas, como escarola, acelga, espinafre e mostarda;
- Legumes cozidos, como chuchu, abobrinha, abóbora, cenoura, mandioca, mandioquinha ou batata;
- Gelatinas, flans, pudins;
- Frutas (exceto as ácidas) - todas podem ser ingeridas cruas, assadas;
- Caldo de feijão, arroz.
- Iogurte, queijo branco, frescal ou ricota;
- Margarina e geleia;
- Pães simples, torradas, biscoitos feitos com pouca gordura;
- Bolachas de leite, maisena, água e sal;
- Carnes magras, aves sem pele, peixes, ovos cozidos;
- Verduras cozidas, como escarola, acelga, espinafre e mostarda;
- Legumes cozidos, como chuchu, abobrinha, abóbora, cenoura, mandioca, mandioquinha ou batata;
- Gelatinas, flans, pudins;
- Frutas (exceto as ácidas) - todas podem ser ingeridas cruas, assadas;
- Caldo de feijão, arroz.
“Evite o uso abusivo, mas não proibitivo de alimentos que aumentam a acidez estomacal”, destaca Cylmara. São eles:Vilões do estômago
- Leite (por ser alcalino);
- Chá preto e mate (contém cafeína);
- Refrigerantes e sucos artificiais;
- Café, chocolate e achocolatados;
- Frutas cítricas;
- Condimentos (vinagre, pimenta, catchup);
- Tomate e molhos de tomate.
- Chá preto e mate (contém cafeína);
- Refrigerantes e sucos artificiais;
- Café, chocolate e achocolatados;
- Frutas cítricas;
- Condimentos (vinagre, pimenta, catchup);
- Tomate e molhos de tomate.
Hábitos e atitudes inteligentes
- Largue o cigarro de uma vez por todas! “O fumo pode piorar ainda mais os sintomas da gastrite, pois aumenta a produção de ácido no estômago”, explica Sérgio Barrichello;
- “Evite o estresse e nervosismos desnecessários, viva uma vida saudável”, aconselha Henrique Perobelli, gastroenterologista do Hospital São Camilo (SP). "O estresse do dia a diadesencadeia a hipersecreção pelo estímulo simpático do organismo", completa a nutróloga Liliane Oppermann (SP);
- Alimente-se com tranquilidade. “Converse pouco durante a refeição, mastigando cerca de25 vezes o alimento e evite ingerir líquido durante este processo”, ensina Sérgio;
- Evite deitar pelo menos uma hora após as principais refeições. “Isso diminui o refluxo de alimentos do estômago para o esôfago e o aparecimento de esofagite”, explica Henrique;
- “Procure não ficar muito tempo em jejum, pois este, quando prolongado, deixa a mucosa gástrica exposta às secreções do tubo digestivo. Por isso, alimente-se a cada 3 horas”, orienta Liliane.
Conheça os alimentos que pioram os sintomas da TPM
Se você sofre desse mal, descubra os alimentos que podem estar te prejudicando
Reportagem: Camila Saipp
O consumo de cafeína pode agravar a ansiedade e a irritabilidade
Foto: SXC |
Se por um lado algunsalimentos são capazes de aliviar os sintomas da TPM, existem aqueles que exercem o efeito completamente contrário. Como já explicamos, adeficiência de certos nutrientes pode potencializar alguns problemas comuns a todas as mulheres durante esse período, como a ansiedade, airritabilidade, a cefaleia, o inchaço, etc.
Da mesma forma, o excesso ou o simples consumo de outros alimentos também pode corroborar para o aparecimento destes sintomas. “O excesso de alimentos ricos em açúcar e gordura acabam agravando certos incômodos da TPM, como: cansaço, dores de cabeça, depressão, fadiga, cólicas, oscilação de humor e ansiedade”, aponta a nutricionista Cris Sousa, do CEMO.
Para te ajudar a passar por essa fase sem maiores problemas, a Dra. Anna Bordini, médica com prática ortomolecular da Clínica Bertolini, indicou quatro alimentos que você deve evitar a qualquer custo durante esse período. Depois disso, é só curtir a calmaria! Confira.
Cafeína: pode prejudicar os estoques de vitamina B e agravar a ansiedade e a irritabilidade. Evite consumir café, refrigerante, chá preto e chá mate.
Açúcar refinado: em excesso, pode provocar fadiga, dores no corpo, cefaleia, inchaço e aumento de peso.
Sal: alimentos industrializados e embutidos aumentam a retenção hídrica, por isso, evite consumi-los e maneire no sal.
Bebidas alcoólicas: sobrecarregam o fígado e aumentam a irritabilidade.
Sopa desintoxicante
Essa receita de sopa desintoxicante foi elaborada pelo fitoterapeuta André Resende e deve ser tomada por 4 dia
Tome esta sopa desintoxicante por 4 dias
Foto: SXC |
Esta sopa desintoxicante ajuda a limpar e preparar o organismo para a Dieta Quebra Gordura e deve ser tomada por quatro dias, no almoço e no jantar.
Ingredientes
1 colher de café de gengibre ralado
2 dentes de alho amassado
1 cebola grande picada
1 colher e meia de sopa de óleo de coco extravirgem
1 pires de nabo ralado
1 pires de repolho roxo picado
2 ramos de salsão com talo picado
1 pires de salsinha picada
2 folhas de couve picado
1 pires de couve-flor picado
1 pires de brócolis picado
1 abobrinha picada ou chuchu (picado)
2 colheres de sopa de farinha de banana verde orgânica
2 litros de chá verde pronto coado
Sal e pimenta a gosto
Modo de preparo
Modo de preparo
Colocar em uma panela o óleo de coco com a cebola, o alho e o gengibre. Deixe fritar ligeiramente. Coloque o restante dos ingredientes, refogue e adicione o chá verde pronto coado. Deixe cozinhar por 20 minutos.
Receita de sopa emagrecedora
Essa sopa emagrecedora de abóbora rende 4 porções com 144 calorias. Aprenda a fazer a receita que faz parte da matéria Especial Barriga: Lisa e Delineada
Essa sopa emagrecedora é feita com abóbora e fica pronta em pouco tempo
Foto: SXC
|
Modo de preparoIngredientes- 2 chuchu
- 1 fatia média de tomate
- ½ cebola pequena
- 2 dentes de alho
- ½ prato (mesa) de acelga
- 1 talo de salsão
- 1 col. (sopa) de salsinha picada
- 4 pedaços pequenos de abóbora morango
- 2 e ½ copos (médios) de água
- 1 col. (chá) de sal light
- Pimenta-do-reino a gosto
- 1 prato (mesa) de escarola
- 2 claras de ovo
Descasque e pique todos os ingredientes exceto os ovos. Coloque todos os ingredientes em uma panela com exceção da escarola, adicione a água, o sal e a pimenta. Deixe cozinhar até que tudo esteja macio. Desligue o fogo, bata no liquidificador todo o caldo para formar uma mistura homogênea. Volte o caldo já batido para a panela, acrescente a escarola picadinha em tiras finas e as claras batidas. Deixe cozinhar mais um pouco. Desligue o fogo. Sirva a seguir.
Rendimento: 4 porções.
Calorias: 144 cal.
Calorias: 144 cal.
Assinar:
Postagens (Atom)